Saiba aqui como proteger sua casa de infestação dos cupins

Saiba aqui como proteger sua casa de infestação dos cupins

Saiba aqui como proteger sua casa de infestação dos cupins – O problema fica ainda pior com o começo da primavera e os dias mais quentes, quando os insetos se proliferam. Nessa época, é comum ver “siriris” ou “aleluias” voando ao redor de lâmpadas. São machos em busca de novas colônias.

Os cupins não representam uma ameaça à saúde humana, mas podem colocar a saúde financeira em risco ao danificarem telhados e estruturas de madeira.

“Cupins são problema em qualquer cidade”, afirma João Justi, biólogo do Instituto Biológico do Estado de São Paulo. Na capital paulista, as espécies mais comuns são a Coptotermes gestroi, chamada de cupim subterrâneo, e a Cryptotermes brevis, conhecida como cupim de madeira seca.

Justi explica que a infestação desses insetos em árvores e edificações é grave por causa da natureza dos cupins: eles se escondem da luz, ficando sempre ocultos. Quando o dano se torna perceptível, é porque já atingiu um nível alarmante.

Os cupins não fazem distinção entre construções novas ou antigas. “Casas com um ou dois anos têm a mesma chance de serem infestadas do que as mais velhas”, conta Justi.

Algo que facilita a aproximação desses insetos é o costume de se enterrar restos de madeira e papel durante a construção de uma edificação. “Esse material pode servir de alimento para cupins, o que facilita a infestação do prédio”, alerta o biólogo.

COMO SE PROTEGER

“Uma dica bacana é sempre usar madeira tratada e optar pelos tipos mais resistentes”, conta a designer de interiores Natália Meyer, que também recomenda a instalação de telas nas janelas.

Outra orientação é vistoriar o ambiente em busca de sinais da presença desses insetos, como: acúmulo de fezes, que são grânulos brancos ou escuros, pequenos túneis construídos em locais úmidos e longe da luz e danos em partes escondidas do mobiliário ou da estrutura das construções, como armários embutidos e telhado.

Se os sinais apontarem para infestação de cupins, o Instituto Biológico realiza a identificação da espécie (serviço que custa R$ 45), elabora laudos de infestação e indica o tratamento necessário, a ser feito por empresas especializadas. O valor do laudo de infestação depende do tamanho da área vistoriada.

(Visited 1 times, 1 visits today)

Hits: 20

Saiba aqui como proteger sua casa de infestação dos cupins
Rolar para o topo